A biometria é considerada única em cada indivíduo devido às variações extremas e complexas nas características físicas e comportamentais humanas, o que dá para cada individuo, uma singularidade, uma identidade única.
As características biométricas são extremamente detalhadas e variáveis, tornando a duplicação ou falsificação extremamente difícil, proporcionando um alto nível de segurança e precisão na autenticação e identificação.
O que acha desse tema? Compartilhe conosco a sua opinião e já aproveita para se tornar um assinante da nossa Newsletter, se ainda não o for! Dito isto, vamos adiante!
A identificação de dados biométricos envolve a captura e análise de características físicas e comportamentais únicas. Os métodos mais utilizados, em geral, são;
➞ Impressões Digitais: Utilizam scanners de leitura das impressões, que capturam a imagem das cristas e vales das digitais. Podem ser ópticos, capacitivos ou ultrassônicos.
As impressões digitais se formam de maneira aleatória no útero durante a gravidez, influenciadas por fatores genéticos e ambientais. Cada impressão digital possui padrões de cristas e vales, bifurcações e terminações que são únicos até mesmo entre gêmeos idênticos.
➞ Reconhecimento Facial: Utiliza câmeras para capturar imagens do rosto. Alguns sistemas usam câmeras 3D para obter uma representação mais precisa.
A combinação da estrutura óssea do crânio e a distribuição dos tecidos moles (como músculos e gordura) resulta em uma configuração facial única.
➞ Reconhecimento de Íris: Câmeras de alta resolução capturam imagens detalhadas da íris, que também possui padrões únicos.
Os padrões da íris são formados de maneira aleatória também já no útero durante a gestação das mães e são altamente complexos, com variações finas que são únicas para cada pessoa. E ao contrário de outras características físicas, os padrões da íris permanecem estáveis ao longo da vida.
➞ Reconhecimento de Retina: Usa dispositivos que projetam luz infravermelha no olho para capturar os padrões dos vasos sanguíneos na retina.
A disposição dos vasos sanguíneos na retina é única para cada indivíduo e não é duplicada em ninguém. A complexidade e a densidade dos vasos tornam quase impossível replicar esses padrões.
➞ Reconhecimento de Voz: Microfones capturam a voz do indivíduo, analisando características como frequência, timbre e entonação.
A combinação única de tamanho e forma das cordas vocais, cavidade bucal, e outras estruturas anatômicas influenciam o som da voz. Há também os padrões de entonação, ritmo e timbre na fala são influenciados por fatores ambientais e de desenvolvimento.
Além dos mencionados, também existem métodos como; padrões de veias, DNA, assinaturas dinâmicas, etc.
Através dos significativos avanços em vários campos científicos, foi possível a implementação de tecnologias que otimizam as nossas experiencias humanas. Nós da Amazon Informática, estamos sempre de olho no que de melhor está se revelando no mundo contemporâneo, de forma a entregar sempre para vocês, as melhores tecnologias!