O tema de hoje é essencial para a fluidez dos processos dentro de uma empresa.
O monitoramento da infraestrutura de tecnologia da informação de uma organização, envolve o acompanhamento contínuo e a análise de todos os componentes críticos que a compõem, como, servidores, redes, dispositivos, bancos de dados, e aplicativos.
É essencial para a continuidade segura dos negócios.
É feito através da coleta de dados em tempo real, detecção de anomalias, emissão de alertas, e geração de relatórios, que ajudam na identificação proativa de problemas antes que causem impacto significativo.
Ah, e se você ainda não for assinante da nossa Newsletter, não se esqueça de assinar.
Assinando, você não perde nenhum lançamento novo por aqui!
Dito isso, vamos adiante.
Ferramentas de monitoramento são usadas para automatizar o processo, permitindo que as equipes de TI respondam rapidamente a incidentes, mantenham altos níveis de desempenho e minimizem o tempo de inatividade.
Essas ferramentas também podem ajudar na otimização de recursos e no planejamento de capacidade, assegurando que a infraestrutura de TI possa escalar conforme as necessidades do negócio crescem.
As principais áreas para alta visibilidade e monitoramento, são:
- Servidores: Verifica-se o status e desempenho de servidores, garantindo que eles tenham os recursos necessários (CPU, memória, armazenamento) para operar de maneira eficaz;
- Aplicações: Avaliação do desempenho das aplicações críticas de negócios, identificando gargalos ou falhas que possam impactar a experiência do usuário
- Segurança: Uma das mais importantes, pois trata-se da detecção de atividades suspeitas ou invasões, protegendo a infraestrutura contra ameaças e ataques cibernéticos.
- Nuvem: (Cloud): Acompanhamento dos recursos e serviços em ambientes de computação em nuvem, garantindo que estejam disponíveis, seguros e eficientes.
- funcionários, assegurando que estejam seguros e com desempenho adequado.
- Logs: Coleta e análise de logs de diferentes sistemas para detectar problemas, falhas de segurança e padrões de comportamento anómalos.
- Infraestrutura Hiper convergente: Foco em ambientes onde computação, armazenamento e redes estão integrados numa única solução, permitindo uma gestão mais eficiente e escalável.
Essas áreas refletem a complexidade crescente das infraestruturas de TI e a necessidade de uma visão holística para manter a operação ininterrupta e segura.
Antecipe desafios cibernéticos e evite prejuízos.
Monitore e gerencie com visibilidade assertiva.
E aí?! Curtiu esse artigo?!